segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Resenha: "Morte e Vida Severina" de João Cabral de Melo Neto


Morte e Vida severina é um livro do escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto, escrito entre 1954 e 1955 e publicado em 1955. O nome do livro é uma alusão ao sofrimento enfrentado pelo personagem.
O livro apresenta um poema dramático, que relata a dura trajetória de um migrante sertanejo (retirante) em busca de uma vida mais fácil e favorável na capital pernambucana.

 João Cabral de Melo Neto é um dos maiores escritores da literatura Brasileira. Admirado por suas obras de dor e sofrimento, João Cabral ganhou inúmeros prêmios. A obra apresenta um gênero lírico e com presença dramática. É bastante musicado e a cada verso é único e profundo. Depois que você abre o livro, não sente mais vontade de parar.

O Retirante Severino decide largar o sertão em busca de uma vida mais favorável em Pernambuco. Durante a trajetória junto de sua família, Severino presencia casos de morte em todo canto que decide parar e isso começa a lhe trazer pensamentos ruins sobre a vida.

"irmãos das almas, essa foi morte morrida ou foi matada? — Até que não foi morrida, irmão das almas, esta foi morte matada, numa emboscada. — E o que guardava a emboscada, irmão das almas e com que foi que o mataram, com faca ou bala? — Este foi morto de bala, irmão das almas, mas garantido é de bala, mais longe vara. — E quem foi que o emboscou, irmãos das almas, quem contra ele soltou essa ave-bala? — Ali é difícil dizer, irmão das almas, sempre há uma bala voando desocupada."
Adaptado diversas vezes para o teatro, a obra vive intensamente nos mundos artísticos. Além do teatro, também foi adaptada para o cinema em 1977, por Zelito Viana. Mais tarde a TV Globo, em 1981, produziu uma versão em formato teleteatro, mais tarde, a obra veio a ganhar adaptação como desenho animado.

"— Vou eu que a viagem é longa, irmãos das almas, é muito longa a viagem e a serra é alta. — Mais sorte tem o defunto irmãos das almas, pois já não fará na volta a caminhada."
Resultado de imagem para Morte e Vida Severina gif tumblr

Em outras Redes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2018 | Design : Sanyt Design | Tema: Blogger | Diário Pessoal • voltar ao topo